Menu

Nosso Blog


Luiz Oliveira

Março|2022

BACK TO BLOG

Vamos Falar Sobre Pegada Hídrica?

Pegada Hídrica é o rastro que deixamos ao consumir água direta e indiretamente. O consumo de água no planeta está ligado às diversas funções da água, tanto no cotidiano das pessoas, como na produção de alimentos, roupas, papel, entre outros.

A quantidade de água usada para esses meios é enorme e muitas vezes desproporcional. Para produzir um quilo de carne bovina, por exemplo, são gastos 15,5 mil litros de água, um pouco mais que os dez mil litros de água gastos para fazer um quilo de algodão. Esses são dados da WaterFootprint, organização internacional sem fins lucrativos que promove estudos relacionados ao consumo de água.Essa organização criou um indicador de água chamado Pegada Hídrica (PH), que mede e analisa a quantidade de água gasta para fabricar um produto, além de aferir o consumo individual das pessoas em todo o mundo. No Brasil, o consumo de água é de 2027 metros cúbicos per capita ao ano e ainda tem 9% da sua PH total fora das fronteiras do país, ou seja, exportamos água por meio de nossos produtos.

A PH é dividida em três tipos: a Azul, que mede o volume das águas de rios, lagos e lençóis freáticos, usualmente utilizadas na irrigação, processamentos diversos, lavagens e refrigeração; a PH Verde, que se relaciona à água das chuvas, necessária ao crescimento das plantas; e a Cinza, que mede o volume necessário para diluição de um determinado poluente até que a água em que este efluente foi misturado retorne a condições aceitáveis, de acordo com padrões de qualidade estabelecidos.

Este indicador é uma ferramenta de extrema importância para governos e empresas, que têm em mãos um estudo detalhado do uso deste precioso recurso natural e assim podem corrigir falhas e implementar uma gestão eficiente, o que reduz perdas, acarreta economia e, consequentemente, promove o aumento da lucratividade. A Novo Olhar realiza estudos de Pegada Hídrica, assim como da Pegada de Carbono. Aguardamos o seu contato.

Posted by Luiz Roberto