Menu

Nosso Blog


Luiz Oliveira

Janeiro|2022

BACK TO BLOG

A Importância dos Hotspots Ambientais

Os hotspots ambientais representam as áreas naturais do planeta que possuem uma grande diversidade ecológica e que estão em risco de extinção. Por definição, é considerada como hotspot toda área com pelo menos 1500 espécies endêmicas (que só existem naquela região) e que já perdeu mais de ¾ de sua vegetação original.

Nas ciências ambientais, o conceito foi desenvolvido pelo ecólogo inglês Norman Myers, em 1988, com o objetivo de delimitar as áreas de preservação urgente no planeta Terra. Em seu estudo, Myers inicialmente classificou 10 domínios naturais como hotspots, incluindo notadamente as florestas tropicais. Atualmente, a lista conta com 34 hotspots ambientais globais, com destaque maior para as florestas tropicais como a Mata Atlântica brasileira, que abriga cerca de 20 mil espécies vegetais, 270 espécies de mamíferos (com 55 endêmicas), mais 200 espécies de répteis, 3.200 de anfíbios (onde mais de 90 são endêmicas), 350 de peixes e 1200 espécies de aves (sendo quase 200 endêmicas). Além de toda essa biodiversidade, as nascentes, rios e lençóis freáticos da Mata Atlântica são responsáveis pelo abastecimento de água potável para 60% da população brasileira e o bioma ainda sequestra mais de 2 bilhões de toneladas de Carbono da atmosfera.

Mesmo com todos esses serviços ambientais, onde os benefícios alcançam escala global, a Mata Atlântica é um bioma profundamente afetado pela ocupação do espaço geográfico e que conta com a sua maior parte original devastada. A agressão humana, como a extração de plantas e madeiras, tem causado perigosas ações na biota e consideráveis perturbações ambientais. Atualmente restam 16,2 milhões de hectares de florestas nativas mais preservadas acima de 3 hectares na Mata Atlântica, o equivalente a 12,5% da área original do bioma – em 2015 esse percentual era de quase 20%.

Hoje, mais do que nunca, essa necessidade de preservação é vital para a nossa sociedade frente às consequências já sentidas da mudança do climadecorrentes das ações humanas, que continuam desencadeando a extinção de várias espécies e transformando muitos biomas em hotspots ambientais. A Novo Olhar age na defesa e preservação da Mata Atlântica, onde o Selo CO2Free promove o reflorestamento deste importante bioma como forma de compensação das emissões de Carbono de empresas, eventos, produtos e serviços.

Posted by Luiz Roberto