Menu

Nosso Blog


Luiz Oliveira

Novembro|2022

BACK TO BLOG

A Importância do Sistema de Gestão Ambiental

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é um instrumento com procedimentos semelhantes a qualquer nível gerencial de uma empresa moderna, como por exemplo, gestão financeira, ou de produção, Marketing, ou recursos humanos. Sua particularidade é a importância conferida às questões ambientais da empresa, daí a denominação específica para a gestão que controla: uso racional de matérias-primas, insumos, energia, água, ar e também se preocupa com processos produtivos que cause menores danos à natureza, mediante a redução de sucatas, resíduos sólidos e líquidos, lixo e degradação ambiental em geral.

Verificamos, então, que o gerenciamento ambiental é uma das atividades mais importantes relacionadas com qualquer operação industrial. De modo geral, o gerenciamento ambiental está ligado aos sistemas organizacionais e programas que visam questão práticas tais como:

• controlar e reduzir os impactos do meio ambiente;
• cumprir as leis e normas ambientais;
• desenvolver tecnologias apropriadas para eliminar resíduos ambientais;
• eliminar ou reduzir os riscos ao meio ambiente e ao homem;
• utilizar tecnologia limpa com objetivo de reduzir gastos de energia e materiais;
• melhorar o relacionamento com a comunidade e com o Governo;
• antecipar as questões ambientais que podem causar ao meio ambiente e/ou a saúde humana.


O SGA pode ser gerido pelos diversos Departamentos de uma Empresa, na pessoa do seu gerente, constituído como representante da alta administração para assuntos ambientais, que tem responsabilidades e poderes definidos em uma matriz de responsabilidades.Aspectos e impactos ambientais significativos associados a produtos, serviços e atividades, são definidos e constituem-se na base do SGA. Sobre estes estão estabelecidos, procedimentos documentados, e os controles pertinentes.

Objetivos e metas ambientais são estabelecidos com base na significância dos aspectos e impactos ambientais, na disponibilidade de recursos e no alinhamento com a política ambiental da empresa e com os requisitos legais pertinentes.Programas ambientais são estabelecidos para que sejam atingidos os objetivos e metas ambientais definidos e para cumprir integralmente a política ambiental.Monitoramentos e inspeções de equipamentos e instalações são efetuados, de acordo com procedimentos específicos, para permitir o controle e a avaliação contínua destes, assegurando, assim, manutenção do padrão de desempenho ambiental.Em intervalos de tempo, devidamente especificados, são realizadas auditorias do SGA para avaliar o nível de conformidade das práticas empregadas com os requisitos do sistema e da política ambiental.Os riscos e perigos ambientais relacionados aos produtos, serviços e atividades são estudados, conhecidos e registrados. Planos de ação de emergência são estabelecidos para mitigar ou minimizar os impactos ambientais provocados por eventuais acidentes.

Periodicamente a alta administração da empresa deverá reunir-se e efetuar análise crítica do SGA, definindo, sempre que necessário, ações apropriadas à melhoria do desempenho ambiental da organização. A competitividade ambiental implica certamente em modernização de todo o processo produtivo, que vem ganhando, mundialmente, um novo alvo além da busca da produtividade e da otimização dos custos. De certa forma, pode-se dizer que os processos de modernização da produção incorporam, intimamente, os conceitos de redução de impactos ambientais.

Com o estabelecimento de objetivos e metas de qualidade ambiental, identificando e influenciando fornecedores com potencial poluidor, demonstrando aos mesmos oportunidades de melhorias, as grandes empresas atingem resultados excelentes no seu SGA.

Quer implementar, com sucesso, um SGAna sua empresa? Entre em contato conosco. Estamos prontos para desenvolver e implementar as soluções, programas e estratégias mais eficazes, dentro de um processo de melhoria contínua e assim transformar os desafios da Sustentabilidade em vantagem competitiva para o seu negócio.

Posted by Luiz Roberto