Menu

Nosso Blog


Luiz Oliveira

Agosto|2022

BACK TO BLOG

Inventário de GEE como Ferramenta de Gestão

Nos últimos anos, as expressões 'aquecimento global' e 'mudança climática' estão cada vez mais presentes nos noticiários, além do aumento da consciência ambiental por parte das empresas e da sociedade.
Os Inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE) têm sido vistos como fundamentais para planejar ações de Sustentabilidade relacionadas ao clima. Mas você sabe o que é um Inventário de GEE? o Inventários de GEE, também conhecido como Pegada de CO2, trata-se do primeiro passo para que uma organização possa contribuir para o combate às mudanças climáticas. A partir do inventário, conhece-se o perfil das emissões e, com isso, torna-se possível o estabelecimento de estratégias e metas de redução e/ou compensação.

Se realizado periodicamente, torna-se uma ferramenta de gestão de gases, possibilitando conhecer o perfil das emissões de GEE da entidade inventariante. Geralmente, os Inventários de GEE corporativos são realizados com recortes temporais anuais, facilitando o seu planejamento e a sua comparabilidade. Em empresas que possuem um sistema de gestão e monitoramento de emissões de gases de efeito estufa, os resultados podem ser obtidos com maior frequência, normalmente em recortes semanais ou mensais. Um monitoramento mais frequente de emissões é fundamental para o acompanhamento de metas e de avaliação da performance dos investimentos em equipamentos, tecnologias e processos de baixa emissão.

Os indicadores ambientais produzidos decorrentes do Inventário de GEE devem ser encarados como estratégicos, estando em na pauta estudos de viabilidade para aprofundamentos e desdobramentos de estratégias de marketing e reforço da imagem de sustentabilidade corporativa da organização.

Os gases internacionalmente reconhecidos como gases de efeito estufa, regulados pelo Protocolo de Kyoto, são: Dióxido de Carbono (CO2), Metano (CH4), Óxido Nitroso (N2O), Hexafluoreto de Enxofre (SF6), Trifluoreto de nitrogênio (NF3) e duas famílias de gases, Hidrofluorcarbono (HFC) e Perfluorcarbono (PFC).

Os Gases de Efeito Estufa (GEE) ou, em inglês, Greenhouse Gases (GHG) são substâncias gasosas naturalmente presentes na atmosfera e que absorvem parte da radiação infravermelha emitida pelo Sol e refletida pela superfície terrestre, dificultando o escape desta radiação (calor) para o espaço.

Este fenômeno natural, chamado de Efeito Estufa, impede a perda de calor e mantém o planeta Terra aquecido, possibilitando inclusive a manutenção da vida. Contudo, devido às ações humanas, está ocorrendo o aumento da concentração desses gases na atmosfera, levando ao aumento da temperatura média global.

A Novo Olhar Sustentabilidade conta com profissionais de expertise comprovada na elaboração de Inventários de GEE, sob a coordenação Técnica de Luiz Roberto de Oliveira, responsável pelo 1° Inventário das Emissões de GEE da Cidade do Recife, dentro da matriz do projeto Urban LEDS, da ONU Habitat, ICLEI e financiado pela Comissão Europeia. Entre em contato conosco.

Posted by Luiz Roberto