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Luiz Oliveira

Julho|2022

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Como Ser uma Empresa Sustentável?

Falar de Sustentabilidade nos negócios é falar de um desenvolvimento fundamentado em três dimensões: a ambiental, a econômica e a social. Quando combinado estrategicamente, esse triângulo resulta numa atividade empresarial com impactos reduzidos no meio ambiente e nas comunidades, colaboradores mais felizes e, também, num valor institucional agregado ao seu negócio.

De modo geral, uma empresa sustentável é aquela que tem em conta, na sua atividade, as oportunidades, obrigações e riscos ambientais, econômicos, sociais. Ou seja, uma empresa que apresenta um crescimento econômico ético, minimizando o impacto ambiental e respeitando a comunidade.

O conceito é de tal forma amplo que a Comissão Mundial para o Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas (WCED, na sigla em inglês) resolveu assim explicá-lo: uma empresa com um desenvolvimento sustentável é aquela “que responde às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações responderem às suas próprias necessidades”.

No Guia para a Sustentabilidade Corporativa do programa Global Compact, da ONU, uma empresa deve assegurar cinco aspetos para ser sustentável:

1. Ter uma atuação responsável, alinhada com os princípios universais
2. Dinamizar ações que apoiem a sociedade
3. Comprometer-se com a Sustentabilidade no DNA corporativo, ao nível mais elevado
4. Publicar relatórios anuais com os seus esforços
5. Incentivar um envolvimento com as comunidades locais onde estão estabelecidas

Dimensão Ambiental

Refere-se à minimização de impactos ambientais negativos decorrentes da atividade empresarial, com o objetivo último de criar impactos positivos. Para tal, assenta numa abordagem do ciclo de vida do produto, internalizando boas práticas a todos os níveis da estrutura interna da empresa.
Mais do que uma estratégia de Marketing, a Sustentabilidade deve ser encarada como um incentivo à inovação e resiliência da empresa, baseada num engajamento verdadeiro e proativo. A realização periódica de Inventário das Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e a compensação das emissões são ações fundamentais para o engajamento socioambiental responsável.

Dimensão Econômica

Refere-se ao crescimento econômico sustentado de uma empresa, com respeito pelos recursos naturais, redução progressiva da pegada ambiental dos produtos (ciclo completo) e riqueza distribuída de forma equitativa.

Dimensão Social

Espelha a relação sustentável que a empresa deve promover na dimensão humana não só internamente, mas também em benefício da sociedade e da comunidade local onde está inserida. Até porque, citando o programa Global Compact, da ONU, 'direta ou indiretamente, as empresas afetam o que acontece aos funcionários, aos trabalhadores da cadeia de valor, clientes e comunidades locais, e é importante gerir estes impactos proativamente'.

Pessoas felizes e comunidades mais desenvolvidas. Mas como cumprir estas metas? A sustentabilidade social implica, por exemplo, uma atividade empresarial ética e de valorização de recursos humanos, com criação de salários justos e postos de trabalho dignos, não discriminatórios e sustentáveis. Mas também que sejam desenvolvidos programas de apoio à sociedade, respondendo aos problemas sociais das comunidades locais. Um programa de voluntariado de colaboradores, por exemplo, é uma ação que se integra plenamente no desenvolvimento da Sustentabilidade social da sua empresa.

Quer implementar, com sucesso, um programa de Sustentabilidade para a sua empresa? Entre em contato conosco. Estamos prontos para desenvolver e implementar as soluções, programas e estratégias mais eficazes, dentro de um processo de melhoria contínua e assim transformar os desafios da Sustentabilidade em vantagem competitiva para o seu negócio.

Posted by Luiz Roberto